lunes, 15 de febrero de 2010

A guerra no mundo das comunidades sociais



Ao lançar o seu novo programa Buzz, a empresa Google deixou claro Google Buzz - Home Pageque está disposta á uma guerra aberta para ocupar uma fatia do espaço ocupado pelas comunidades sociais na internet. O Google Buzz bate de frente com o Facebook e Orkut, atingindo indiretamente também o Twitter.


Trata-se de uma briga de cachorro grande porque o Facebook alega ter quase 400 milhões de usuários. Enquanto o Gmail apóia nos usuários com contas no gmail dessa maneira o Buzz tem em torno de 140 milhões de inscritos.

Me parece que faz mais frente ao twitter que ao facebook, com o conceito micro-blog, reparem que existe as duas opções "seguir" e ser "seguido".

Embora a briga feia seja a respeito da imagem pública onde o google não quer deixar espaço para nenhum outro concorrente, assim disputando a liderança de acessos e maior tempo de conexão e sem falar no faturamento publicitário que é onde realmente está o interesse, conquistando a preferência do usuário as empresas se posicionam na melhor plataforma, a que esteja com mais internautas conectados com mais frequencia e por mais tempo para a inserção de publicidade paga.

A receita bruta do google em publicidade no ultimo trimestre de 2009 foi de 6,7 bilhões de dólares em contra partida o facebook faturou cerca de meio bilhão de dólares, levando em consideração que o FB não tem ações na bolsa de valores. Segundo Sillicon Alley Insider, especializada em negócios.



O GoogleBuzz combina correio eletrônico e rede social ao transformar os contatos inseridos no Gmail como seguidores das mensagens que você coloca no programa. Numa mesma plataforma você troca emails, mensagens, fotos, vídeos e pode conversar via chat.

Já na semana de lançamento surgiram dúvidas sobre a privacidade dos usuários do Buzz, já que o programa coloca automaticamente todos os contatos como seguidores, tornando pública a lista de pessoas com as quais o internauta se relaciona. Para empresas, isto pode ser um problema grave e a Google apressou-se em eliminar o bug, mas sem dar muita publicidade à correção.

No hay comentarios:

Publicar un comentario